Quer dimensionar seu negócio para a expansão internacional?

Por Charly Esnal | Base Miami


Se você está pensando em se tornar global com sua empresa, primeiro você precisa saber se está realmente pronto para expandir. Vale a pena conferir as vantagens e desvantagens da expansão internacional para ver se compensa dar esse passo, além de seguir algumas dicas para auxiliá-lo no processo de internacionalização!


Você já sabe que somos grandes defensores da internacionalização de startups latinas e principalmente da expansão para Miami. “Por que esta cidade em particular”, você deve estar se perguntando. Bem, Miami está se estabelecendo como um novo centro de tecnologia e muitos VCs estão abandonando o barco do Vale do Silício e explorando as águas mais quentes do mar do Caribe.


Miami oferece novas oportunidades para quem é aventureiro o suficiente para se arriscar. No entanto, neste artigo, vamos nos concentrar na expansão internacional em si, em vez de nos concentrarmos apenas em Miami. Portanto, se você está pensando em expandir, abordaremos os principais pontos que você deve considerar antes de começar.


As vantagens da expansão internacional

Você está interessado em dar o grande passo, e nós entendemos. A expansão internacional tem muitas vantagens. Vamos dar uma olhada em algumas delas:


Estabelecer novos fluxos de receita

Novos mercados significam uma nova base de clientes e, com novos clientes, surgem mais fontes de receita. A globalização permite que sua empresa atenda a uma base de clientes diferente, com outros desejos e necessidades. Portanto, se a sua análise do mercado internacional estiver correta, você atenderá a uma demanda ainda não explorada.


Acessar um pool de talentos exclusivo

A expansão para um novo território abre a porta para acessar talentos locais de alta qualidade com os quais sua empresa pode não contar até agora. Incorporar sua empresa a uma nova cultura significa contratar talentos locais para ajudá-lo a enfrentar os desafios com mais tranquilidade.


Melhorar a percepção do mercado

Poucas coisas são tão importantes hoje em dia quanto estabelecer uma presença significativa para a sua marca. A credibilidade é um fator crucial aqui, e tornar-se global ajuda a atingir esse objetivo. Os clientes veem que você realmente está comprometido e que está prosperando, aumentando assim a credibilidade da sua marca.


Ficar à frente dos concorrentes locais

Ao estabelecer sua empresa em um país, você precisa encontrar uma maneira de obter uma vantagem competitiva. Tornar-se internacional ajuda você a fazer exatamente isso. Embora seja mais provável que você encontre certa concorrência no exterior (direta ou indireta), você ainda está ganhando uma vantagem competitiva sobre os competidores locais.



As desvantagens da expansão internacional

Infelizmente, nem tudo que reluz é ouro, e o mesmo princípio se aplica à expansão global. Existem alguns pontos importantes a serem levados em consideração antes de tomar essa grande decisão. Interessado em saber quais são? Dê uma olhada!


Custos

Se estabelecer (e encerrar operações) em outro país é caro. Você está procurando estabelecer sua entidade comercial, construir seu escritório ou espaço de trabalho e pagar salários. Depois, há o lado jurídico de se tornar global, incluindo a contratação de advogados locais, contadores e especialistas em recursos humanos.

E isso ocorre no caso de seu negócio prosperar no novo mercado. Se você decidir encerrar as operações, pode ser caro e demorado também (pode ser um processo de 2 anos).


Regulamentações estrangeiras

Cada país tem seus regulamentos, então você precisa aferir e avaliar antes de se mudar. Regulamentações fiscais, regras globais de privacidade e riscos de responsabilidade são todos conflitos de regulamentação potenciais que precisam ser levados em consideração antes de expandir.


Práticas de negócios

Suponha que você esteja expandindo para um país com uma cultura diferente da sua. Nesse caso, é recomendável que você tente se aprofundar nas novas práticas culturais. Principalmente no que diz respeito à forma como fazem negócios e práticas sociais. Lembre-se de que o idioma também pode ser uma barreira, então pense em fazer algumas aulas!


Distribuição de produtos e problemas de desenvolvimento

Exportar, importar e desenvolver produtos em um novo mercado pode ser um desafio devido aos padrões e procedimentos locais. Pode haver requisitos locais exigentes para resolver e papelada desconhecida para preencher. Então, não deixe de buscar assessoria em relação a esse assunto!


3 dicas para uma expansão internacional de sucesso

Se depois de ler os prós e os contras da expansão internacional, você ainda estiver decidido a dar o grande passo, parabéns! Gostaríamos de oferecer alguns conselhos que podem ser úteis em sua nova jornada. Aqui estão nossas três principais dicas para uma expansão internacional de sucesso.


1. Redefina o seu perfil de cliente

Você sabe exatamente quem são seus clientes no país em que está agora. Você também tem uma ideia vaga de quem podem ser os clientes do país estrangeiro. A verdade é que provavelmente não tem.


Por isso, reserve um tempo para estudar o mercado, conhecer as diferenças culturais, o estágio de mercado em que se encontram (os EUA são um país muito mais exigente em termos de satisfação do cliente do que os países latino-americanos, por exemplo).

Se você não tem certeza de como validar seu ICP (perfil de cliente ideal), pode contratar uma empresa para ajudá-lo nesse desafio.


2. Faça parte da cultura

Aprenda sobre o novo país em que você fará um pouso suave. Reserve um tempo para estudar sua cultura, idioma e oportunidades de negócios. Avalie a prontidão do mercado, entenda como seus novos clientes em potencial se comportam e quais são suas dores.


Obtenha conselhos sobre as regulamentações locais e restrições governamentais que podem afetar suas operações. Em suma, quanto mais você souber sobre o país e seu povo, mais suave será a transição.


3. Faça aliados locais

Ninguém faz nada sozinho. Você precisará de aliados locais para ajudá-lo a se estabelecer e consolidar seu negócio. Considere contratar seus funcionários localmente, pois isso lhe dará uma vantagem extra.


Faça networking o máximo que puder, saia para conhecer as pessoas e as pessoas irão conhecê-lo. Tente fazer parcerias com organizações que já conhecem o ecossistema local também. A criação de conexões significativas pode ser um fator determinante para que seu negócio seja bem-sucedido ou não. Então, não esqueça essa dica importante.



Leia o artigo original aqui.

Base Miami

hello@base.miami


Conheça mais sobre a Base Miami:

Acesse o site ou entre em contato.