Proprietários de empresas: protejam suas criações mentais

Greg M. Popowitz | Assouline & Berlowe



Se você possui um negócio ou está começando um novo negócio, você está vendendo um serviço ou um produto. Se essas vendas entrarem no mercado dos Estados Unidos, certifique-se de proteger a propriedade intelectual de sua empresa. Mas o que é propriedade intelectual e por que você deve protegê-la?


A propriedade intelectual é conhecida como um conjunto de direitos relacionados a marcas registradas, patentes e direitos autorais. Este conjunto de direitos ajuda a proteger certos aspectos de uma empresa, impedindo que outras pessoas copiem sua Propriedade Intelectual.


Primeiro, as marcas registradas são identificadores de origem. Isso significa que quando um consumidor vê a marca Nike, ele sabe que é a empresa Nike que está produzindo os produtos ou serviços de qualidade que exibem a marca Nike. Os tipos comuns de marcas são uma marca de caractere (o termo Apple), um logotipo / design (o gráfico da Apple) e slogans.


Um dos principais aspectos da lei de marcas registradas nos Estados Unidos é que uma marca deve ser usada nos negócios para receber proteção. A empresa deve estar oferecendo serviços ou vendendo produtos no mercado dos Estados Unidos. Se uma marca for registrada por meio do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), o proprietário da marca terá os direitos de protegê-la em todos os Estados Unidos. Um fato único é que o proprietário de uma empresa pode usar a designação TM ou SM para qualquer marca que considere sua marca (TM para produtos, SM para serviços). A empresa só pode usar o símbolo de registro federal (o círculo R) depois que a marca estiver formalmente registrada no USPTO.


A proteção da marca registrada é essencial para os negócios. Como empresário, você gasta muito dinheiro e recursos para adquirir clientes e fazer a conexão entre sua marca e seus serviços / produtos. Você não quer que um concorrente copie sua marca, ou uma pequena variação, e comece a oferecer serviços / produtos semelhantes ou idênticos nos Estados Unidos. Garantir um registro de marca federal permite que você faça valer seus direitos de marca nos Estados Unidos e busque medidas cautelares e danos por atividade infratora.


Em segundo lugar, os direitos de patente protegem produtos e processos novos, úteis e não óbvios. Depois de ter um pedido de patente registrado no USPTO, você pode usar a frase “patente pendente” no produto ou na embalagem do produto para informar ao público que existe um pedido de patente ativo em arquivo.


Os dois tipos mais comuns de pedidos de patente são patentes de design, que se concentram na aparência ou forma do produto, e patentes de utilitários, que se concentram nos aspectos funcionais do produto. Para pedidos de patente de utilidade, há um pedido de substituição (chamado de pedido de patente provisório) que permite ao requerente divulgar formalmente os detalhes da invenção ao USPTO sem todos os elementos necessários de um pedido de patente completo e não provisório. No entanto, um pedido provisório de patente dura um ano e um pedido não provisório precisaria ser apresentado para preservar a data da apresentação do pedido provisório de patente.


Outro fator importante para os direitos de patente é que, uma vez que a invenção seja divulgada publicamente, vendida ou colocada à venda, o requerente tem apenas um ano para solicitar a proteção da patente. Se um pedido de patente não for apresentado dentro de um ano, a patente entra no domínio público e o requerente fica impedido de buscar direitos de patente sobre ela. Se você estiver indo a uma feira ou for apresentar a invenção a potenciais investidores ou parceiros de negócios, é importante preservar seus direitos por meio de um pedido de patente.


Semelhante às marcas registradas, obter uma patente permitirá que você impeça os concorrentes de copiar sua invenção e vender o produto nos Estados Unidos. A vida útil de uma patente varia com base no tipo de patente garantida, mas normalmente é de 15 anos a partir da emissão de uma patente de design ou 20 anos a partir da data de depósito do pedido para aplicativos de serviços públicos. Embora as patentes tenham um prazo de execução definido, os direitos da marca registrada são diferentes e podem durar indefinidamente se a marca ainda estiver sendo usada.


Por último, a lei de direitos autorais protege os trabalhos originais de autoria de uma forma fixa / tangível. Os exemplos incluem livros, artigos, vídeos e conteúdo de sites. Nos Estados Unidos, o autor detém os direitos autorais sobre a criação. No entanto, para iniciar um litígio por violação de direitos autorais, é necessário um registro do Copyright Office. Há incentivos para solicitar o registro no prazo de três meses a partir da publicação inicial do trabalho. Isso pode ser crucial se alguém copiou as fotos que você usa para o seu negócio.


Proteger sua propriedade intelectual pode fornecer uma ferramenta inestimável para impedir que outros copiem suas criações mentais. Conforme sua empresa cresce, outras pessoas podem tentar copiar sua propriedade intelectual. Você deve ter a proteção em vigor para interromper a atividade infratora potencial e minimizar o impacto financeiro para o seu negócio de vendas perdidas devido a violações.



 

Assouline & Berlowe

Greg M. Popowitz (gmp@assoulineberlowe.com)


Saiba mais sobre a Assouline & Berlowe:

Acesse o site ou entre em contato.

Receba as notícias do blog em seu e-mail

e fique por dentro das novidades.