top of page

Opções de residência e cidadania para indivíduos e famílias HNW e UHNW nas Ilhas Cayman

Atualizado: 31 de ago. de 2021

Fraser Allister, Andrew Miller e Daniel Altneu | Bedell Cristin



A obtenção de um direito alternativo de residência (e, em alguns casos, de cidadania) e a capacidade de deixar um país e se estabelecer em outro está se tornando cada vez mais importante para indivíduos com alto patrimônio, suas famílias, seus family offices e empresas. Aliado a isso, à medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado, também aumenta a conveniência e a viabilidade de fazer escolhas relacionadas ao estilo de vida, onde morar e fazer negócios.


Pessoas e empresas com alto patrimônio optam por se mudar para as Ilhas Cayman por muitos motivos - incluindo a qualidade e sofisticação de seu estilo de vida, sua excelência como um centro financeiro internacional, a sofisticação cada vez maior de sua infraestrutura e sua abordagem inovadora no suporte e impulsionamento de negócios novos e existentes.


Embora a obtenção de residência nas Ilhas Cayman seja frequentemente mais acessível financeiramente do que as pessoas inicialmente imaginam, o processo de realocação, seja para fins individuais e/ou comerciais, ainda pode ser complexo e frequentemente requer uma atenção especial. Nossos clientes variam de indivíduos, famílias e escritórios familiares com alto e ultra-alto patrimônio líquido, até grandes empresas que desejam ter uma presença física, e cada solicitação requer não apenas um conhecimento das leis e regulamentos relevantes, mas também uma vasta experiência de como o processo funciona.


Atratividade das Ilhas Cayman

Em geral


As Ilhas Cayman são um Território Britânico Ultramarino de língua inglesa que está localizado a setenta minutos de voo de Miami, no oeste do Mar do Caribe. Além da preeminência das Ilhas Cayman como um centro financeiro internacional e sua alta concentração de profissionais do setor financeiro, o território possui um dos mais altos PIBs e padrões de vida do mundo em geral. Devido aos nossos valores tradicionais de comunidade e privacidade, um setor governamental e privado que está comprometido com uma forte indústria de serviços financeiros e ao fato de ser um lugar seguro para se viver com uma das taxas de criminalidade mais baixas do Caribe, as Ilhas Cayman são o lar permanente de muitos indivíduos internacionais de alto e ultra-alto patrimônio líquido.


Eles são atraídos por sua beleza natural, infraestrutura bem desenvolvida, governo estável, forte Estado de direito, serviços de saúde e educação de elite, perspectiva cosmopolita (com mais de 135 nacionalidades diferentes), acessibilidade direta de 20 grandes cidades (pelo menos em tempos mais normais) nos EUA e no Canadá, com 55 voos semanais sem escalas e 110 voos semanais no total na alta temporada e o fato de ser frequentemente referida como a capital culinária do Caribe.


Pós-Pandemia

Como resultado de nosso governo agindo rapidamente para fechar nossas fronteiras aos visitantes, as Ilhas Cayman foram capazes de gerenciar e controlar a exposição de seus residentes à pandemia, restringindo a imigração e o turismo e exigindo que todos os recém-chegados fiquem em quarentena por 10 a 14 dias (dependendo do status da vacina) em acomodações organizadas pelo governo ou em uma residência privada pré-aprovada. Consequentemente, nossos residentes têm se beneficiado de um estilo de vida cotidiano livre de Covid desde agosto de 2020. Mais recentemente, nossos clientes mudaram seu foco para priorizar a qualidade de vida para si e suas famílias, desenvolvendo o desejo de viver em algum lugar como as Ilhas Cayman, que está cada vez mais sofisticado e conectado internacionalmente, sem comprometer as opções de estilo de vida.


Indivíduos de alto patrimônio estão explorando alternativas para viver em uma cidade movimentada e lotada, às vezes em países com grandes desafios políticos e econômicos, e descobriram rapidamente que podem operar seus negócios e viver em qualquer lugar. Eles têm a oportunidade de permanecer tão conectados com seus colegas diretores, funcionários, consultores e family offices, utilizando tecnologias como Zoom e DocuSign (para citar apenas duas dessas formas onipresentes de fazer negócios), substituindo reuniões físicas e documentos assinados com caneta como a nova norma.


Neutralidade tributária

As Ilhas Cayman não têm imposto de renda, ganho de capital, propriedade, patrimônio, herança, patrimônio, vendas ou impostos corporativos e nenhuma restrição à propriedade estrangeira de bens imóveis. Essa neutralidade tributária está se mostrando cada vez mais atraente em um momento em que os governos em todo o mundo já estão começando a aumentar os impostos para pagar os pacotes de estímulo econômico da COVID e pode-se presumir que eles terão como alvo os indivíduos com alto patrimônio. Indivíduos que estão começando a se concentrar na preservação do patrimônio e buscando países economicamente estáveis ​​podem se concentrar nas Ilhas Cayman como um lugar onde podem adquirir residência e morar aqui o ano todo ou apenas temporariamente.


Flexibilidade das opções de residência nas Ilhas Cayman

Antes de discutir as especificidades de cada opção, vale a pena ter em mente alguns pontos gerais em relação à sua flexibilidade e abordagem acomodatícia de nosso Governo:

  • Os bens adquiridos podem ser registrados em nome do requerente/em nomes conjuntos/em nome de uma sociedade de responsabilidade limitada por motivos de proteção de ativos.

  • Não há restrições quanto ao número de propriedades que compõem o limite mínimo.

  • O imposto do selo pago na compra está incluído no limite mínimo.

  • As propriedades podem ser alugadas em bases de curto ou longo prazo.

  • Não há propriedades específicas de residência por investimento, como é frequentemente encontrado em outros programas de cidadania por investimento, então os candidatos não têm limitações em suas escolhas.


Opções para adquirir residência (e cidadania)

Opção 1 - Certificado de Residência Permanente para Pessoas Independentes


Há uma década, a maioria das solicitações com as quais lidamos era de aposentados em busca de um lugar idílico para residir, com um ritmo de vida lento. Eles normalmente compravam um apartamento em um dos complexos à beira-mar e um Certificado de Residência de 25 anos correspondente que não concedia cidadania nem possibilidade de procurar emprego nas Ilhas (Opção 2 abaixo). No entanto, nos últimos anos, tem havido uma mudança significativa no sentido de famílias com alto patrimônio com filhos pequenos adquirirem Certificados de Residência Permanente para Pessoas com Meios Independentes.


Para muitos, este certificado é a opção perfeita, pois não só fornece ao titular e ao cônjuge um subsídio vitalício para residir nas Ilhas Cayman com um investimento mínimo de US $ 2,4 milhões em empreendimentos imobiliários, mas também lhes dá a possibilidade de trabalhar e fornece a toda a família direito à cidadania das Ilhas Cayman e cidadania britânica, sem qualquer obrigação de renunciar às cidadanias existentes. Para manter o certificado, o titular só precisa residir nas Ilhas Cayman por um período mínimo de 1 dia por ano, ainda que, se o titular e qualquer membro da família desejarem obter a cidadania, os requisitos de residência individual sejam maiores.


Opção 2 - Certificado de Residência para Pessoas Independentes


Embora esta opção não forneça qualquer direito de trabalho nem qualquer direito à cidadania, ela oferece ao titular (e quaisquer dependentes qualificados) um Certificado de Residência de 25 anos (renovável) com um investimento mínimo de US $ 1,2 milhões, dos quais pelo menos 50% devem ser em imóveis residenciais desenvolvidos.


Na maioria dos casos, todo o investimento é em empreendimentos imobiliários residenciais, mas esta opção oferece certa flexibilidade no caso de o requerente desejar também adquirir um terreno, uma propriedade em fase de construção e/ou fazer outro investimento local.


Ao contrário da Opção 1, existe um requisito contínuo adicional de que o requerente deve demonstrar uma fonte contínua de renda anual de US$ 150.000 ou um depósito de US$ 500.000 mantido com uma instituição localmente licenciada. Além disso, o titular deve residir nas Ilhas Cayman por no mínimo 30 dias por ano.


Opção 3 - Certificado de residência (presença comercial substancial)


Este certificado, também válido por 25 anos e renovável a partir de então, dá ao titular (e quaisquer dependentes qualificados) o direito de residir nas Ilhas Cayman e trabalhar nos negócios nos quais tenham investido ou nos quais sejam empregados em nível sênior. O certificado foi desenvolvido para incentivar as empresas e family offices a virem e prosperarem nas ilhas, proporcionando aos seus principais participantes um caminho mais fácil para a residência.


Ao contrário das opções 1 e 2, esta opção não tem nenhum requisito correspondente para um investimento imobiliário pessoal, embora, pela natureza da categoria, os requisitos de residência anuais sejam mais elevados (mínimo 90 dias).


Existem duas subcategorias nesta opção, dependendo do tamanho do negócio proposto e até que ponto é possível trabalhar em casa:


(a) A primeira subcategoria exige que o requerente: (i) possua um mínimo de 10% da participação em uma categoria de negócios aprovada; e (ii) mostrar presença comercial substancial comprando ou alugando imóveis comerciais e empregando pelo menos quatro trabalhadores em tempo integral que residam por um período mínimo de 9 meses em cada ano.


(b) A segunda categoria não tem esses requisitos associados e simplesmente requer que o titular seja empregado em uma posição de gerência sênior com uma autorização de trabalho que atrai uma taxa anual mínima de US $ 25.000 dentro de uma categoria de negócios aprovada.


Opção 4 - Certificado de Investimento Direto


Este certificado, também válido por 25 anos e renovável a partir de então, dá a um titular com um histórico substancial de residir nas Ilhas Cayman (com quaisquer dependentes qualificados) e trabalhar em uma empresa geradora de empregos licenciados em que se propõe a trabalhar como Diretor e investir um mínimo de CI $ 1 milhão / US $ 1,2 milhão. Assim como na Opção 3, há uma exigência correspondente de que o titular deve residir fisicamente nas Ilhas Cayman por no mínimo 90 dias por ano.


No entanto, com esta opção, não há capacidade de: (i) progredir para qualquer forma de cidadania; (ii) possuir participação majoritária no negócio; nem (iii) exercer controle significativo.


Requisitos contínuos

Isso inclui o seguinte:

• Manutenção do investimento imobiliário (se aplicável).

• Pagar taxas anuais da empresa e de autorização de trabalho (se aplicável).

• Envio de uma declaração juramentada anual todo mês de dezembro.

• Garantir a conformidade com os requisitos mínimos de residência, caso pretenda obter cidadania britânica e das Ilhas Cayman.



Filhos Dependentes

É importante observar que os filhos dependentes perdem automaticamente a dependência ao atingirem a idade de 18 anos, a menos que uma solicitação tenha sido submetida com sucesso, alterando o Certificado de seus pais por conta da educação superior em tempo integral da criança (ou frequência prevista em tal estabelecimento educacional). Uma vez variada, a dependência é estendida até a conclusão do ensino superior em tempo integral ou até que a criança atinja a idade de 24 anos, o que ocorrer primeiro.


De fato, uma das principais razões pelas quais tais extensões são importantes é que, em certos casos, podem resultar em um caminho mais rápido para a cidadania para aqueles filhos anteriormente dependentes que desejam residir nas Ilhas Cayman após a conclusão de seus estudos.


Programa Global Citizen Concierge (o "Programa")

Em 16 de outubro de 2020, as Ilhas Cayman introduziram uma nova categoria de imigração chamada Certificado de Cidadão Global para permitir que indivíduos que trabalham fora das Ilhas Cayman e ganham um mínimo de US$ 100.000 por ano vivam nas Ilhas Cayman e trabalhem remotamente por (no máximo) 2 anos. Se o requerente desejar trazer seu cônjuge ou parceiro civil, o requisito de renda anual mínima aumenta para US$ 150.000 (e novamente para US$ 180.000 com um filho ou filhos dependentes).

As taxas anuais são relativamente baixas e um candidato bem-sucedido pagará US$ 1.500 por ano por seu Certificado, com taxas adicionais de US$ 500 para cada dependente.


Em termos de requisitos contínuos, um Cidadão Global deve: (i) residir em propriedade pertencente ou alugada nas Ilhas Cayman; (ii) estar fisicamente presente por um mínimo de 90 dias por ano; (iii) ter seguro saúde adequado para si e para quaisquer dependentes; e (iv) não oferecer ou fornecer quaisquer bens ou serviços a qualquer entidade ou indivíduo nas Ilhas Cayman.


Normalmente, os candidatos pretendem solicitar residência por investimento em um futuro próximo, mas simplesmente desejam chegar a Cayman o mais rápido possível, visto que podem esperar uma aprovação em 1 semana.


No momento da redação deste artigo, o Departamento de Turismo das Ilhas Cayman havia anunciado que havia recebido 91 solicitações de 205 pessoas (incluindo dependentes) e que 85 dessas solicitações foram aprovadas, com 54 candidatos (incluindo dependentes) agora residindo nas Ilhas Cayman.


Cayman Enterprise City ("CEC")


Estabelecido em 2011 e baseado no modelo de zonas francas em Dubai, o CEC oferece outra opção para empresas que desejam estabelecer uma presença física nas Ilhas Cayman para fins de comércio no exterior. Em termos de viabilidade, muito dependerá se o negócio se enquadra em uma das três zonas econômicas especiais ("SEZs") - (i) Cayman Tech City; (ii) Cayman Commodities & Derivatives City; e (iii) Cayman Maritime & Aviation City - e seu tamanho e natureza propostas.


Ao contrário da Opção 3 acima, as empresas SEZ ("SEZCs") não podem ser operadas de casa ou fora da SEZ e, portanto, o aluguel do espaço de escritório totalmente mobiliado, estações de trabalho e instalações do centro de negócios é obrigatório, bem como a ocorrência de água adicional, eletricidade, esgoto, segurança, zeladoria, estacionamento e taxas de serviço. Funcionários estrangeiros de SEZCs devem trabalhar apenas em escritórios dentro da SEZ e não podem aceitar empregos fora da SEZ.


Desde que a solicitação do SEZC de registro na Autoridade SEZ seja bem-sucedida, o candidato precisará assinar um contrato de licença CEC antes de selecionar sua solução de espaço de trabalho totalmente equipada e enviar pedidos de Certificados de Comércio de Zona (uma licença para operar na SEZ) e Certificados de Emprego de Zona (autorizações de trabalho para funcionários).


Apêndice 1 - Tabela de taxas de residência a pagar ao Governo das Ilhas Cayman.



Apêndice 2 - Visão geral das Ilhas Cayman


Em geral

  • Território ultramarino britânico (mas amplamente governado de forma independente).

  • Sistema jurídico e judicial bem desenvolvido, firmemente baseado na Common Law inglesa.

  • Tribunal de última instância do Conselho Privado do Reino Unido.

  • Clima político e econômico estável.

  • O governo e o setor privado estão comprometidos em atrair famílias, escritórios familiares e empresas HNW e UHNW.

  • Um dos maiores PIBs e padrões de vida do planeta.

  • Infraestrutura de classe mundial (incluindo hospitais, escolas, hotéis, restaurantes, imóveis residenciais e comerciais).

  • Conexões diretas de viagens aéreas com os EUA, Reino Unido e Canadá.

  • Neutralidade tributária - sem impostos corporativos, ganhos de capital, renda, lucros, retenção na fonte ou imposto sobre herança

  • Sem restrições à propriedade estrangeira de bens imóveis.

  • Sem controles de câmbio.


Financeiro

  • Sólida indústria de serviços financeiros com grandes escritórios de contabilidade, grandes escritórios de advocacia e fornecedores internacionais de serviços corporativos/fiduciários, respondendo por 40% do PIB das Ilhas Cayman.

  • 9 bancos da categoria A e 116 bancos da categoria B, sendo a maioria sucursais e subsidiárias de bancos internacionais na América do Norte, Europa e América do Sul (31 de dezembro de 2019).

  • 56 licenças de empresa fiduciária, 59 licenças de empresa fiduciária restrita, 29 licenças de empresa fiduciária nomeada, 46 subsidiárias controladas e 140 empresas fiduciárias privadas (31 de dezembro de 2019).

  • Aproximadamente 25 family offices conhecidos (mas poderia ser mais).

  • Forte cultura regulatória e de conformidade com foco em melhorar a reputação e apoiar serviços financeiros (na "Lista Branca" da OCDE).

  • Mais de 75% dos fundos de hedge offshore do mundo (estimado).

  • 50% dos US $ 1,1 trilhão de AUM da indústria de fundos de hedge (estimado).

  • Quase metade de todas as empresas listadas na bolsa de valores de HK são constituídas nas Ilhas Cayman.


Confira o artigo original aqui.


 

Bedell Cristin

Fraser Allister, Gerente Associado

Andrew Miller, Sócio

Daniel Altneu, Gerente Associado

Saiba mais sobre a Bedell Cristin.:

Receba as notícias do blog em seu e-mail

e fique por dentro das novidades.

bottom of page