Flandres, região norte da Bélgica – seu passaporte para inovação e sucesso internacional



A inovação é tradição em Flandres – assim como os negócios internacionais. Não é segredo que a região norte da Bélgica oferece uma porta de entrada eficaz que uma empresa precisa para atividades de pesquisa e desenvolvimento: de empresas ágeis e um governo de apoio a instituições acadêmicas acessíveis e centros de pesquisa. Esta rede de conhecimento situada bem no meio da UE também faz de Flandres o local ideal para impulsionar o sucesso de negócios além de suas fronteiras.


Atingindo novos patamares internacionais


Mas não é apenas o ecossistema de conhecimento de Flandres e a localização estratégica que fazem a região se destacar. A atitude orientada para os resultados dos flamengos – a 5ª força de trabalho mais produtiva do mundo de acordo com o ranking do Conselho de Conferência dos EUA de 2020 – também faz parte da equação.


Os frutos do trabalho de seus profissionais altamente qualificados e mentes bem instruídas podem ser encontrados em uma variedade de produtos, serviços e soluções criativas e tecnológicas que oferecem valor agregado aos consumidores, empresas e governos em todo o mundo. Além disso, muitas dessas inovações geralmente respondem a desafios globais complexos, como a neutralidade climática, a economia circular, a segurança cibernética e a saúde personalizada.


Alimentos


Além dos famosos chocolates e cervejas belgas, a região de Flandres apresenta regularmente novidades inovadoras no setor alimentício. Isso se deve, em grande parte, à presença de um ecossistema alimentar completo de produtores, fornecedores, plantas-piloto, clusters como Flanders' FOOD e centros de conhecimento como ILVO. O que une esses atores é um objetivo comum: alcançar o melhor e mais sustentável em termos de produção de alimentos, segurança, nutrição e qualidade.

A região também serve como um mercado ideal de testes dentro do continente europeu, para empresas como Unilever e a Coca-Cola Company, entre outras inúmeras empresas internacionais. Isso não é surpresa pois Flandres está estrategicamente localizada na encruzilhada das culturas germânica, romana e anglo-saxã, tornando-se uma referência para a paleta de sabor europeu.


Ciências da vida e saúde


O setor de ciências da vida de Flandres é diversificado, para dizer o mínimo. Desde startups disruptivas até players locais e multinacionais consagradas: toda a cadeia de valor – da pesquisa à validação e comercialização – é representada na região. Além disso, instituições de conhecimento dedicadas ao setor, centros de pesquisa (VITO, VIB e Imec) e líderes da indústria se unem em projetos de cocriação para comercializar produtos inovadores na área de ciências da vida, de saúde, de tecnologia médica e produtos farmacêuticos e também para oferecer soluções de forma rápida e eficaz.


Essa polinização entre biotecnologia, nanotecnologia e saúde é sustentada por um forte cenário de financiamento. Isso faz parte também do objetivo da flanders.healthTech, um dos sete principais clusters de Flanders, que atua em quatro temas principais: medicina personalizada, medicina digital, assistência médica eficiente e inovações em cuidados.


Além disso, a Flanders tem um dos procedimentos de aplicação de testes clínicos mais rápidos do mundo, bem como um sistema de zonas "menos restritas", permitindo que as empresas de ciências da vida experimentem várias técnicas e soluções inovadoras.


Logística inteligente


Flanders é a escolha certa para criar valor agregado através de uma logística inteligente. A localização estratégica da região no coração da UE permite que as empresas atinjam 60% do poder aquisitivo da Europa em menos de 24 horas. Enquanto isso, sua infraestrutura de transporte multimodal – incluindo o aeroporto de Bruxelas e os portos marítimos de Antuérpia, Ghent, Ostend e Zeebrugge – oferece uma densa e integrada rede de ferrovias, autoestradas e hidrovias que conectam seus negócios ao interior europeu e ao mundo.


Mas há muito mais de logística inteligente além da localização e transporte. Especialistas e líderes da indústria de Flanders integram e ajudam a desenvolver as mais recentes tecnologias em rastreamento, robótica, drones, inteligência artificial e vários outros domínios. Para isso, a região conta com a expertise de instituições de conhecimento e de grandes talentos unidos em clusters – como o VIL – que buscam constantemente formas de preparar, automatizar e garantir infraestrutura e fluxos logísticos para um futuro sustentável.


Engenharia e tecnologia orientadas por soluções


A tecnologia de ponta de Flanders pode ser encontrada em seu carro, smartphone, computador, hospital, cinema, avião, pagamentos online, etc. Embora este fato não seja amplamente conhecido, não deveria ser uma surpresa pois Flanders se dedica a entregar a mais alta qualidade em todos seus produtos e serviços.


Isso também se reflete nos institutos de pesquisa de renome mundial de Flanders. Os centros estratégicos de pesquisa Imec (nanotecnologia e tecnologia digital), VITO (energia, materiais e tecnologia sustentável) e Flanders Make (mecatrônica, desenvolvimento de produtos e tecnologia de produção) são alguns dos carros-chefes mais proeminentes de Flanders.


Recursos, química e materiais sustentáveis


A Flandres abriga um ecossistema único para empresas líderes e inovadoras em recursos sustentáveis, química e materiais. Isso é resultado de uma eficiente cooperação estrutural entre os setores público, privado e científico. Quatro dos sete principais clusters de Flanders – Catalisti (produtos químicos), SIM (materiais), Flux50 (energia) e Blue Cluster (marítimo) – desempenham um papel importante nesta missão colaborativa, buscando uma economia circular sustentável em Flandres e no mundo.


O principal player nesse sentido é o setor químico de Flandres, que gera o maior volume de negócios per capita em todo o mundo. Antuérpia – uma das principais cidades de Flandres – abriga o segundo maior aglomerado químico integrado do mundo e desempenha um papel pioneiro na transição para a química sustentável.


Um lar longe de casa para o seu negócio


Milhares de empresas estrangeiras, bem como executivos expatriados, já estão colhendo os frutos do ambiente de negócios de Flandres. Pense nos benefícios como a proximidade da região com os principais mercados europeus, sua excelente rede logística, sua força de trabalho produtiva e multilíngue, sua estrutura jurídica orientada para os negócios, seus centros de pesquisa e conhecimento renomados e colaborativos e muito mais. Além de serem bem-vindas, há ainda vários benefícios que fazem as empresas estrangeiras se sentirem ‘em casa’ em Flandres:


Espaço acessível e qualidade de vida


Flandres oferece áreas e escritórios a um preço relativamente pequeno. Para dar apenas um exemplo, o espaço de escritório nas principais cidades de Flandres, como Ghent e Antuérpia, custa em média cerca de 165 Euros por m2 ao ano, que é muito mais acessível do que cidades próximas, como Frankfurt (558 Euros por m2/ano), Paris (930 Euros por m2/ano) e Londres (1.134 Euros por m2/ano). Além disso, Flandres é conhecida por sua alta qualidade de vida, e excelente assistência médica, com até 75% dos custos reembolsados.


Um mercado de trabalho produtivo


Embora a produtividade da força de trabalho de Flandres – a 5ª mais alta do mundo – já esteja nivelada com o custo da mão-de-obra, várias outras medidas podem reduzir ainda mais este valor. Por exemplo, empregadores em Flandres podem se beneficiar de um sistema de redução relacionado aos primeiros recrutamentos: uma isenção vitalícia de contribuição previdenciária (SSCs) para o primeiro empregado contratado, juntamente com reduções de SSC para os próximos 5 funcionários contratados.


Financiamento inteligente


As empresas que decidem estabelecer ou expandir suas atividades ou sedes em Flandres podem se beneficiar de incentivos e subsídios governamentais para diversos tipos de investimentos como atividades de P&D e em transformação, com fins ecológicos e para crescimento da empresa. A região também permite que a empresa acesse incentivos fiscais para vários tipos de atividades (incluindo P&D) e investimentos, subsídios ao emprego, vantagens de remuneração fiscal e uma miríade de opções de financiamento para ajudá-lo a atuar em Flandres.


Apelo internacional


A Flandres atrai funcionários e cidadãos de todo o mundo. Antuérpia, por exemplo, abriga mais de 150 nacionalidades. Enquanto isso, mais de 170 nacionalidades encontraram um lar em Bruxelas, capital da Bélgica e de Flandres, tornando-se a segunda cidade mais cosmopolita do mundo. Além disso, a cidade abriga não apenas a sede da UE e da OTAN, mas também inúmeras outras organizações internacionais com tomada de decisão.


Obtenha informações completas sobre negócios e inovação em Flandres


A Flandres Investment & Trade (FIT) é a sua fonte de informações para entender todos os aspectos de como fazer negócios na região de Flandres. Nossa agência governamental tem mais de 70 escritórios regionais em todo o mundo o que permite que ofereçamos consultoria especializada para abertura de empresas na Bélgica, parcerias comerciais e informações detalhadas para todos os cantos do globo.

Entre em contato com a FIT e beneficie-se de:

• orientação e aconselhamento gratuito relacionado a busca de fornecedores/parceiros comerciais e informações sobre investimento e expansão na Europa através da região de Flandres;

• informações sobre locais, disponibilidade de mão de obra, recrutamento, treinamento, fornecedores e estratégia de negócios;

• conexões com autoridades nacionais, regionais e locais;

•e muito mais.


Rua Maria Figueiredo 595 – cj. 82 - Paraíso

04002-003 São Paulo - SP

T. +55 11 3141-1197

E. saopaulo@fitagency.com

https://www.flandersinvestmentandtrade.com/invest/pt

Twitter: @Flanders_SP

LinkedIn: linkedin.com/showcase/flanders-investment-&-trade---brasil

Facebook: facebook.com/FlandersInvestmentandTradeBR

Instagram: @investinflanders


Receba as notícias do blog em seu e-mail

e fique por dentro das novidades.