top of page

Flandres, região norte da Bélgica – seu passaporte para inovação e sucesso internacional



A inovação é tradição em Flandres – assim como os negócios internacionais. Não é segredo que a região norte da Bélgica oferece uma porta de entrada eficaz que uma empresa precisa para atividades de pesquisa e desenvolvimento: de empresas ágeis e um governo de apoio a instituições acadêmicas acessíveis e centros de pesquisa. Esta rede de conhecimento situada bem no meio da UE também faz de Flandres o local ideal para impulsionar o sucesso de negócios além de suas fronteiras.


Atingindo novos patamares internacionais


Mas não é apenas o ecossistema de conhecimento de Flandres e a localização estratégica que fazem a região se destacar. A atitude orientada para os resultados dos flamengos – a 5ª força de trabalho mais produtiva do mundo de acordo com o ranking do Conselho de Conferência dos EUA de 2020 – também faz parte da equação.


Os frutos do trabalho de seus profissionais altamente qualificados e mentes bem instruídas podem ser encontrados em uma variedade de produtos, serviços e soluções criativas e tecnológicas que oferecem valor agregado aos consumidores, empresas e governos em todo o mundo. Além disso, muitas dessas inovações geralmente respondem a desafios globais complexos, como a neutralidade climática, a economia circular, a segurança cibernética e a saúde personalizada.


Alimentos


Além dos famosos chocolates e cervejas belgas, a região de Flandres apresenta regularmente novidades inovadoras no setor alimentício. Isso se deve, em grande parte, à presença de um ecossistema alimentar completo de produtores, fornecedores, plantas-piloto, clusters como Flanders' FOOD e centros de conhecimento como ILVO. O que une esses atores é um objetivo comum: alcançar o melhor e mais sustentável em termos de produção de alimentos, segurança, nutrição e qualidade.

A região também serve como um mercado ideal de testes dentro do continente europeu, para empresas como Unilever e a Coca-Cola Company, entre outras inúmeras empresas internacionais. Isso não é surpresa pois Flandres está estrategicamente localizada na encruzilhada das culturas germânica, romana e anglo-saxã, tornando-se uma referência para a paleta de sabor europeu.


Ciências da vida e saúde


O setor de ciências da vida de Flandres é diversificado, para dizer o mínimo. Desde startups disruptivas até players locais e multinacionais consagradas: toda a cadeia de valor – da pesquisa à validação e comercialização – é representada na região. Além disso, instituições de conhecimento dedicadas ao setor, centros de pesquisa (VITO, VIB e Imec) e líderes da indústria se unem em projetos de cocriação para comercializar produtos inovadores na área de ciências da vida, de saúde, de tecnologia médica e produtos farmacêuticos e também para oferecer soluções de forma rápida e eficaz.