Ativos que precisam de atenção extra

Atualizado: Jun 1

Alexander MCBARNETRhone High Value Assets Services



Iates, aeronaves, obras de arte, carros clássicos e alguns outros ativos premium são aspirações, os objetivos pelos quais muitas pessoas se esforçam e são também a realização dos seus sonhos. Mas atingir essas metas requer um grande investimento de tempo, energia e dinheiro, e elas trazem potenciais implicações jurídicas e fiscais enormes. A aquisição de tais ativos não deve ser realizada levianamente.


Iates e aeronaves, em particular, são ativos altamente móveis que provavelmente cruzarão as fronteiras internacionais, abrindo-os para uma miríade de sistemas fiscais. Eles também podem expor o proprietário a grandes responsabilidades legais. Juntamente a outros ativos premium, uma estrutura patrimonial específica e feita sob medida deve ser considerada a fim de separar o beneficiário do ativo e reduzir a responsabilidade pessoal. Uma estrutura patrimonial bem concebida e gerenciada também deve garantir a eficiência operacional e fornecer supervisão e controle de custos. E, por fim, a estrutura de propriedade deve facilitar a eventual alienação do ativo ou transferência para uma nova geração.


Depois de adquiridos, os ativos também precisam ser cuidados e gerenciados de maneira eficaz. Isso pode incluir seguro, proteção, segurança, equipe e finanças, entre muitos outros serviços. É improvável que uma única empresa de serviços possa ser especialista em todas as áreas exigidas e, portanto, várias empresas precisarão ser contratadas para garantir que o beneficiário seja capaz de desfrutar do ativo ao máximo.


Quando as coisas dão errado, possuir tais ativos pode se tornar uma dor de cabeça insuportável e, em muitos casos, a razão do proprietário para vender os ativos não é que ele não os queira mais, mas sim que as complexidades de os possuir tornaram-se demais e o proprietário não é mais capaz para aproveitar os ativos adequadamente. Como em tantas coisas, estar preparado e ter as informações certas é a chave para um resultado bem-sucedido.


A fim de adquirir, estruturar e gerenciar adequadamente esses ativos, um proprietário precisa estar rodeado por uma equipe de especialistas, todos capazes de trabalhar em conjunto para colocar os interesses do proprietário em primeiro lugar. Essa equipe pode ser composta por advogados, consultores tributários, corretores, especialistas em segurança e proteção, consultores técnicos e muitos mais. Montar uma equipe assim e garantir que eles trabalhem juntos de forma harmoniosa é em si uma tarefa e tanto. É aqui que um consultor geral ou representante do proprietário, com o conhecimento, experiência e rede adequados, pode se tornar crucial para o projeto.


Muitas pessoas, incluindo funcionários de family offices, advogados e corretores, agora oferecem assessoria geral, bem como seus serviços mais especializados, e alguns são de fato muito capazes e prestam um serviço de excelência ao cliente. No entanto, deve-se sempre tomar cuidado para garantir que um consultor geral ou representante do proprietário realmente tenha o conhecimento, experiência e rede corretos, e também não tenha agendas ocultas ou conflitos de interesse. Em muitos casos, um consultor independente, sem outra função, pode ser uma opção melhor.


Além de garantir que o cliente tenha as informações mais completas e melhor compreensão das questões possível, um consultor geral ou representante do proprietário também deve reunir, ou pelo menos coordenar, todos os outros prestadores de serviços necessários para que trabalhem juntos em de forma aberta, profissional, eficaz e eficiente, tendo em mente os interesses do proprietário.


Com o consultor ou representante certo ao seu lado, o proprietário pode ter mais certeza de que seus ativos lhe trarão o prazer e as recompensas esperados.


Rhone High Value Asset Services SA

(subsidiária de Rhone Trust & Fiduciary Services SA)

Alexander MCBARNET, Sócio

amcbarnet@rhoneservices.com

Saiba mais sobre a Rhone High Value Asset Services SA:

Acesse o site ou entre em contato.